Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como moderar comentários no Blogger e por quê.

Nesse tutorial, estarei ensinando como fazer moderação de comentários para seu blog.

Pergunta: Mas por que fazer isso?


Bem, antes de começar a nossa matéria, vamos esclarecer alguns pontos positivos sobre a moderação de comentários.


1 . Comentários de linguagem ofensiva:

Bom, certa vez, enquanto navegava na internet a buscando a respeito desse assunto: moderação de comentários, me deparei com uma seguinte notícia: Estudante foi processado por alguém ter comentado em seu blog, falando mal de uma professora.
A princípio, tudo normal. Ela, contudo, veio a processar esse estudante e ganhou a causa! O estudante (geralmente sem condições financeiras) terá que pagar indenização.
Acho que eu não preciso falar mais nada, pois você já entendeu. Deixar o seu blog à mercê de comentários de certas pessoas é arriscado! Moderação neles!

2 . Comentários críticos (não-construtivos) contra seu blog e sua pessoa:

Não passei ainda por essa situação, mas creio que deixar com que qualquer um comente qualquer coisa no seu blog pode abrir espaço para que algumas pessoas, que não gostam de você ou do seu blog, possam fazer comentários que irão denegrir a imagem de ambos (sua e do blog). Bem assim, você poderá se depará com palavras chulas ou linguagem própria pairando sobre seus comentários, fato esse que dará aos outros visitantes a impressão de que seu blog não é de respeito!

 3. Comentários oportunistas e que não ajudam seu conteúdo:

Como a título já bem descreve, existe uma porção de blogueiros por aí que só comentam em um blog para deixar um "Visite o meu site", sendo que, pelo comentário, dá até a impressão que o mesmo nem leu direito o post e está usando a oportunidade tão-somente para divulgação de seu link. Nada contra divulgação de blogs na página de outros, mas esse é apenas um ponto que deve ser esclarecido em relação às pessoas que assim o fazem, não por quer ajudar o blog com um link de conteúdo relevante, mas somente para "usar" o blog como fonte de publicação. Tal feito, pra mim, é falta de respeito para com quem teve tanto trabalho para escrever um conteúdo e espera um comentário que vá servir de opinião, crítica ou elogios sobre o mesmo.

4. Spam ou anúncios indevidos:

Sim, é incrível, mas até isso já estão fazendo: publicando anúncios nos comentários (oportunizando a divulgação mais uma vez, porém não o conteúdo da postagem).
Vou relatar uma situação que desagradou em extremo em um blog meu: Um agregador de link veio até o meu blog e publicou uma mensagem nos comentários do blog, dizendo que eu deveria adicionar o banner do site deles no meu blog.

Tudo bem que os agregadores possam querer isso ou está na política de uso do site deles, mas e-mail existe pra quê mesmo? - Sim, para mensagens de caráter particular.

Considero esse tipo de comentários também impróprio e que também dá razão à moderação de comentários.

Tratando-se os fatos acima de minha experiência, compartilho com vocês também a opnião do Adelson Smania, do Gerenciando Blog no artigo O dilema da moderação de comentários.
Você também poderá observar as experiências desse blogueiro e observar sua opinião sobre moderação de comentários.

Forçado a usar um jargão, eu ainda digo: "Cuidado com a cobrança dos 14 meses de aluguel no seu blog ou site, eles poderão aparecer em seus comentários."

Moderando seus comentários

Se você, agora, já se convenceu que deve fazer a moderação dos preciosos comentários do seu blog, então vamos então às dicas:

- Abra o sua conta do Blogger e entre no blog que você deseja aplicar a moderação de comentários.
- Procure por configurações e, em seguida, postagens e comentários.
- Nessa janela, haverá um título, de nome comentários; Nele, você escolherá em moderação de comentários a opção sempre.

Moderação do comentários no Blogger - Por quê usar? 

- Depois de feito isso, você pode salvar as configurações em Salvar configurações.

Depois de feito todo o procedimento acima, você poderá ainda configurar o Blogger para que, toda vez que você receber um comentário, este seja notificado através do e-mail.

Em relação à opção "quem pode comentar?", você poderá configurar a seu gosto, podendo escolher entre:

Moderação do comentários no Blogger - Por quê usar?

Por padrão, nesse blog, uso usuário com contas do Google, pois, assim, posso evitar que alguém (ainda por cima, anônimo) faça comentários que eu considere indevidos.


Nesse caso, se você ainda não se decidiu qual dessas opções colocar no seu blog, sugiro a leitora de Os polêmicos comentários anônimos , de Samanta Sammy, do blog Vida Real da Sam;
artigo esse que enriqueceu a minha opinião sobre o assunto.

Por fim, espero que tenham gostado da matéria e proteja seus comentários de malfeitores da internet!

Agora, pois, faça o seu comentário (com ordem e decência - trocadilho) logo abaixo. 

Marcadores: