Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Tutorial Free Download Manager

Muitas pessoas têm uma boa conexão com a internet – ou não – e mesmo assim, não conseguem baixar determinados arquivos, que, devido ao seu tamanho, demoram a baixar.

Estou falando com pessoas que gostam de fazer downloads de filmes, jogos, aplicativos grandes e, enfim, uma variedade de arquivos grandes (GB ou MB).

Tenho certeza que muitas dessas pessoas já tentaram muitas coisas, como fazer o download do arquivo em partes ou mesmo tentar baixar durante a madrugada toda, deixando seu PC ligado até que o download  termine – sendo que às vezes isso nem funciona.
Pensando nisso, eu, Wallace Maxters, elaborei uma dica especial em Abelhudos da informática para você conseguir fazer seus downloads com uma ferramenta que é capaz de pausar seu download e também aperfeiçoar a taxa de transferência (a velocidade). Ainda é possível fazer inúmeras operações para downloads usando Free Download Manager, que não dará ainda para explicar tudo mesmo com tamanho post.

O que é FDM?

Free Download Manager, é a resposta. Esse é o programa que salvou a minha vida quanto ao quesito downloads.

Nele, você poderá gerenciar seus downloads feitos, tendo várias opções a executar nele. Dentre elas, estão inclusas:
- Taxa de uso da banda (o quanto ele irá explorar sua conexão no download);
- Histórico de downloads (seja ele completado ou em andamento).
- Downloads de arquivos torrent;
- Downloads de vídeos em flash (Youtube e outros), tendo ainda a opção de convertê-los no próprio programa (que mais você quer?).
- Baixar o site inteiro!
- Downloads em lote – opção bem complexa; se possível, estarei a explicando.

Você encontrará um link disponível para download no Baixaki:

Free Download Manager

As configurações

O processo para você explorar o máximo dos recursos do Free Download Manager é bem simples, você só precisará configurar algumas coisas no início.

- Abra o Free Download Manager e vá em Opções>Configurações.
- Na janela que abrir, procure por Downloads (que está no +) e, em seguida, clique em monitorando.
Você verá que ele já terá algumas configurações marcadas (Firefox, Internet Explorer, permitir que o navegador baixe se você pressionar “cancelar” e etc.).
Deixe marcada as seguintes opções:

Pausar Downloads com Free Download Manager | melhorar velocidade do Dowload



Observação: O Google Chrome precisará de extensão para baixar esse programa. Se pesquisar no Google, não será muito difícil achá-la.


Explicando as configurações:

- Internet Explorer 6.x a 9.x: significa que esse programa suporta das versões do IE 6 até o 9. Se você marcar essa opção, você fará com que o Free Download Manager monitore o Internet Explorer quando esse for fazer seus downloads, substituindo assim a opção original do download do Internet Explorer.
- Firefox:  a mesma situação do explicada acima sobre o Internet Explorer se aplica ao Firefox.
- Opera 6.x a 10.x, Netscape 6.x a 9.x, Sea Monkey, Apple Safari, Google Chrome (tem observações), trata-se da mesma situação de monitoramento do Internet Explorer. (Não testei em outros navegadores, a não ser o Firefox e Internet Explorer).

Uma observação importante é que, no Google Chrome, o Free Download Manager pede para você configurar manualmente. Nesse caso, é só você descobrir o diretório onde o Google Chrome está instalado e selecionar o aplicativo para que o Free Download Manager o identifique. Se ainda assim não der certo, use o Google Para pesquisar sobre uma extensão do Google Chrome existente para isso.
- Área de transferência: indico essa opção para quem já tem um pouco mais de domínio sobre internet. Essa opção é usada para monitorar a área de transferência do seu Windows, ou seja, quando você apertar CTRL+C em um link, logo o Free Download Manager oferecerá uma opção para fazer download desse link. Por isso, falei sobre ter um pouco mais de domínio, pois nem todo link que você copia é um link que você deseja fazer download de algo.

- Permitir ao navegador baixar se você pressionar “cancelar”: Opção que deixou o programa mais interessante ainda. Como é recomendado usar Free Download Manager para fazer downloads grandes (seja pausando e seja por causa da otimização da velocidade), você nem sempre precisará dele para fazer downloads pequenos (por exemplo, 1Mb, 5Mb, ou 500kbs) e também, da mesma forma, as vezes podem haver incompatibilidade (raramente) com algum link que você está tentando baixar. Por essa razão, ao pressionar “cancelar”, seu navegador oferecerá o suporte normal contido nele para fazer seu download.

- Não monitorar arquivos menores que: Essa opção me faz pensar que é um pouco da explicação acima. Como já dito, você nem sempre precisará dele para fazer downloads pequenos (1Mb, 5Mb, ou 500kbs), e, por isso, você pode configurar para ignorar arquivos a partir de certa faixa de tamanho.
Exemplo: se quiser ignorar arquivos menores de 10Mb, coloque na caixa referente a essa opção: “10.000 Kb”; e, se for 5mb, “5.000 Kb”; e assim sucessivamente. Para não ignorar nada, desmarque a opção.

- adicionar o Free Download Manager ao menu de contexto do navegador: Essa opção me fez dispensar vários programas que são utilizados para fazer downloads de vídeos do Youtube. Visto que no Free Download Manager há uma opção que se agrega ao menu de contexto do seu navegador (exceção Google Chrome, que precisa de complementos para isso), você poderá baixar algumas arquivos em flash ou até mesmo a página inteira usando o Free Download Manager. Basta clicar com o botão direito no navegador e você verá as opções: Baixar tudo (…), baixar vídeo (…) e download selecionado pelo Free Download Manager.
Novamente digo, é possível baixar vídeos do Youtube facilmente com essa ferramenta e, ainda, converter os vídeos para o formato que quiser (inclusive, MP3).

Obs: A opção monitoramento silencioso não será estudada nesse poste, visto que ela atrapalha a opção monitorar área de transferência.

Downloads em lote

Há também uma opção nesse programa chamada criar download em lote.
Essa opção faz com que você baixa uma seqüência de arquivos de um site cujo link é o mesmo tendo, porém, o final dele diferente.
Ex: www.google.com/arquivo_1 e www.google.com/arquivo_2
Suponhamos que essa seqüência de arquivos é até “arquivo_213”, o que faríamos?

Você digitaria na opção downloads em lote o seguinte: www.google.com/arquivo_(*)
O Free Download Manager, inteligentemente, substitui o final do link para números com esse código. Você pode criar uma seqüência personalizada assim: 


(*) – refere-se a números. Exemplo: url/arquivo_(*)
 - url/arquivo_1; url/arquivo_2; url/arquivo_3 


(*A) – refere-se a letras no final do arquivo. Exemplo: url/arquivo_(*A)
 - url/arquivo_A; url/arquivo_B; url/arquivo_C

Ou também:
Exemplo: url/arquivo_(*A).mp3
- url/arquivo_A.mp3; url/arquivo_B.mp3; url/arquivo_C.mp3

(*a) - Exemplo: url/arquivo_(*a)
- url/arquivo_a.mp3; url/arquivo_b.mp3; url/arquivo_c.mp3





Pausar Downloads com Free Download Manager | melhorar velocidade do Dowload

Como (*) refere-se à série de números e eu coloquei de 1 a 3, veja como ficaria o final dos downloads em lote:



Baixe Torrent

Para baixar torrent, basta baixar o arquivo torrent do arquivo que você deseja baixar e configurá-lo para abrir com Free Download Manager.
Ele baixará o seus arquivos torrent perfeitamente.


Definição personalizada de velocidade

Você poderá configurar no Free Download Manager os seus downloads para que eles possam chegar mais rápido, sendo que a internet terá redução da taxa de conexão, ou para que ele possa ficar mais devagar e a internet, mais rápida.
Você poderá configurarem três modos:
Modo leve, modo médio e modo pesado.
Já dá para ter uma idéia de que esses modos fazem.
Se você quer mais velocidade no download, selecione o modo pesado. Ele maximizará muito a velocidade dos seus downloads.
Temos ainda no Free Download Manager a opção Garantir toda a banda para esse download. Dá para perceber uma melhora (maior ainda) quando se usa essa opção.
Para usá-la, basta clicar com o botão direito em cima do download em andamento e escolher: Avançado> Garantir toda a banda para esse download.
Garantir toda a banda para esse download é uma opção que só poderá ficar marcada em um download, sendo que o Free Download Manager “concentrará” mais no download que você marcar assim.

Pausar um download para continuar depois

Não é necessário descrever muito sobre o título. É isso mesmo, o Free Download Manager pode pausar um download para continuar depois.
Você só precisará clicar com o direito em cima do download que está sendo feito e escolher a opção parar download.
Essa opção estará disponível (na maioria dos casos, quase 98%) quando o servidor de download tiver o suporte a retomada. Quando não tiver esse suporte no servidor, o Free Download Manager te avisará, marcando o download em andamento de vermelho.
Essa opção funciona garantidamente. Já baixei jogos de 2gb, 1gb e até 4gb (esse foi em três dias). A dica que eu dou é que, quando for pausar o download, faça isso manualmente, clicando para parar antes de desligar o PC. Em todos os casos que eu desliguei o PC, contando que o Free Download Manager ia continuar o download normalmente no outro dia, deu problemas. O programa reconhece que o Download está pausado, mas ele virá corrompido, pois ele continuava fazendo o meu download noutro dia, mas o download, por sua vez, chegava corrompido.
Depois que comecei a pausar manualmente antes de desligar o PC (sem esperar que o programa adivinhasse que eu iria desligá-lo), nunca mais tive problemas de download. Ou seja, use o programa dentro de seus parâmetros, que você nunca terá problemas com seus downloads.


Pausar Downloads com Free Download Manager | melhorar velocidade do Dowload

Marcadores: