Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Padronizando uma formatação para postagem do Blogger

Padronizando uma formatação para postagem do Blogger
Tenho certeza que não somente eu, mas muitos usuários do Blogger deve se questionar a razão de este ter tão poucas opções de formatação.
Muitos de nós, os blogueiros, utilizamos ferramentas para edição de texto ou html externas para que se possa configurar a formatação das postagens da maneira desejada. E o que às vezes acontece é que o Word, por exemplo, deixa um "código sujo" no Html da postagem, sem ter necessidade de tantas tags para uma frase!

No meu caso, por exemplo, utilizo com frequência nas minhas postagens a fonte Tahoma, mas formatada pelo Word - pelo menos até agora.

Pensando na maneira com que o Blogger permite criar um padrão para postagens, resolvi criar um tutorial para já deixar lá pré-configurado uma formatação de fonte e tamanho para você já poder editar seus textos diretamente no editor do Blogger. Trata-se de um código html que vamos inserir para ser padrão em suas postagens!

Vamos às dicas:

 - Acesse o seu blog no Blogger;
 - Clique em Configurações; escolha postagens e comentários.
 - Escolha modelos de postagens.
 - Você clicará em adicionar e colar um código html junto a caixa de texto que abriu.

Vamos ao código!


Onde está escrito nome da fonte, você substituirá, obviamente, pelo nome da fonte desejada.

Exemplo dessa postagem:

font-family: Tahoma;

E em seguida:

font-size: 15px;


Depois de terminar isso, você clicará em salvar configurações logo acima.


Ao fazer todo o procedimento descrito acima, clique em novas postagens!

Ao escolher a aba html, você poderá ver o código adicionado lá.

Você poderá digitar o seu texto onde está escrito "--- Começo da postagem!!!---" na aba escrever. Claro que, se você quiser digitar direto na html (dentro da tag DIV, ou seja, entre <div> e </div>), você também poderá, bastando depois apenas "apertar enter" para configurar os parágrafos de acordo com a necessidade de colocá-los.


Observação: Para que você não tenha problema ao colocar um negrito, um itálico, alterar o tamanho de fonte ou mesmo a sua cor, eu sugiro que você digite todo o seu texto de acordo com a formatação que você configurou para que, depois, você comece a formatar as demais palavras e títulos um por um! Ainda sugiro mais enfaticamente que você digite todo o texto direto no html, dentro da TAG, com a opção pressione Enter para inserir quebra de linha.

Opção pressionar enter para quebra da linha

Ao fazer todos os procedimentos narrados acima, você notará (se você usa o word ou editores externos para colagens posteriores) que o seu código html da postagem ficou bem mais "limpo" e fácil de entender.




Html é uma linguagem muito boa de se aprender para aplicar em seu blog, mas, para quem gostaria de aprender também sobre CSS e também implantá-lo no seu blog, deixo a dica do Adelson Smania do Gerenciando Blog em CSS no Blogger: o que é e como usar.

Aproveitem a dica e deixe a sua opnião!!!

Marcadores: