Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Erros de português em blog/sites: Não seja mais um. Parte III


Esteja atento às ambiguidades



Pensem sempre como alguém receberá seu texto. Nem sempre aquilo que escrevemos pode ser interpretado da maneira como deveria. Às vezes também a falta da vírgula complica tudo.
Darei exemplos.

Frases mal montadas.

- João, o Senhor Marcelo tem um filho. Ele mora com seu filho na mesma casa? (com o filho do João ou do Marcelo?).
- Corto o cabelo e pinto. (sem comentários).



Sugestão:

- João, o Senhor Marcelo tem um filho. Pai e filho moram juntos? “ou” O filho de Marcelo mora com ele?

- Corto e pinto cabelo.

A Falta de vírgula



- Gosto de todos meus amigos. Gosto de todos, meus amigos. (ele pode estar falando que gosta de todos com seus amigos, ou pode gostar de todos esses amigos).

- Esse juiz é ladrão. Esse, juiz, é ladrão. (alguém aponta mostra para o juiz que um sujeito indefinido é um ladrão, ou que o juiz é o próprio ladrão).

- Se ele fosse meu amigo, não ficaria irritado. (Ele põe à prova a amizade de seu amigo por este ficar irritado).
- Se ele fosse, meu amigo, não ficaria irritado. (ele diz a seu amigo que, se ele fosse a algum lugar, não teria ficado irritado).
- Se ele fosse, meu amigo não ficaria irritado. ( aqui diz que, se um sujeito indefinido fosse a algum lugar indefinido, o seu amigo não ficaria irritado).



Porque, por que, porquê e por quê



Não sei se é só eu, mas esse problema causará muitas dúvidas. Não sei você, mas, até pouco tempo, eu não sabia usar os porquês.
Vejo também pela internet (em blog, em sites e etc.) que não muitos sabem usá-los – nem o Google está sabendo usar eles corretamente.

Porque – ''Pois, é que, por, afinal, portanto, visto que, já que''; esse é o mais comum a ser usado.

- Ele chegou em casa cansado porque trabalhou muito.
- Eu não sei que dia aquele menino nasceu porque eu não sou a mãe dele.
- Sabe a razão disso não dar certo? Porque não era para dar.


Por que – ''por qual, por qual razão, por qual motivo, pelo qual. ''
- Sabe por que (por qual razão) ele não foi ao cinema?

- Por que você não veio ontem?

- Você sabe por que visitar esse blog?

- Por que ele mudou tanto?

- Ele não sabe por que estou aqui.

Porquê – ''o motivo''; esse caso é bem raro, mas é usado, e confunde. É usado só para o caso de "motivo" mesmo.
- Você sabe o porquê (o motivo) disso?

- O porquê (o motivo) ninguém sabe.

Por quê – igualmente ao anterior supracitado, tem o sentido de ''por que'', porém é usado no final de frases, seja ela interrogação ou ponto-final.

- Não sabe isso por quê?

- Você é tão feio assim por quê?

Ambiguidades que são geradas por erros dos Porquês.


- Ele não sabe, porque estou aqui. Ele não sabe, pois eu estou aqui.
- Ele não sabe por que estou aqui. Ele não sabe por qual razão eu estou aqui.




Dicas finais e conclusão.



- Escreva tudo sem abreviação. Ficará mais bonito e dará um ar mais profissional a seu blog.

- Não use a expressão “que nem”, pode gerar duplo sentido.

Vou usar exemplo que presenciei em um texto:

“É ‘que nem’ eu trabalho de caminhão…".
Ele quis dizer: “É igual eu trabalho de caminhão…”, mas parece que ele não trabalha com caminhões na primeira frase.

“É ‘que nem’ aprendi em Abelhudos da informática” (é igual ele aprendeu em Abelhudos da informática, ou está falando que não aprendeu nada?),

- Quando for usar elaborar um texto, para certas palavras, sugiro que digite o texto todo no Word e depois use a função 'sinônimo'. Você poderá achar palavras interessantes que caberão de maneira mais agradável ao texto, deixando ele com um ar profissional.

- Não existe "menas", nem "ela é 'meia' chata".
Também é errado falar "mas porém" e "mas, no entanto, ..."; "mas, entretanto, no entanto, porém, todavia" não podem ser usados juntos, já que têm o mesmo sentido.


- Leia bastante. Isso ajudará a aperfeiçoar. O Google não serve só para ver imagens; ele tem muitas funcionalidades boas, e você pode aprender muito com ele.

- 'Porque' pode mudar o sentido se você tirar ou por a vírgula antes dele. Portanto, tome cuidado.
"não precisa chorar porque sua mãe chegou."
"não precisa chorar, porque sua mãe chegou."

- Habitue-se a digitar corretamente também nas redes sociais.


Observação: Como não sou nenhum professor nem mesmo sou formado em letras, vale ressaltar que compartilhei um pouco do meu conhecimento, ou seja, aquilo que aprendi estudando.

Onde eu aprendi?

Dê uma olhada no site Brasil Escola. Esses links irão te ajudar a matar suas dúvidas.


Brasil Escola - O uso da vírgula

Brasil escola - Senão ou Se não

Brasil Escola - Porque, por que, por quê e porquê

Marcadores: