Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Erros de português em blog/sites: Não seja mais um. Parte II

Acentuação


Ninguém nasce sabendo, mas é preciso aprender muitas coisas depois que você nasce, não é? Português é uma dessas coisas.

Há uma listagem extensa de palavras que muitos erram por não saberem como acentuá-las – ou às vezes até esquece mesmo. Mas acento é importante, e quem lê seu texto em um blog ou site precisa saber qual é a diferença entre: Esta e Está, Numero eNúmero, Polícia e Policia, Notícia e Noticia, Pública e Publica.
 
Façamos uma brincadeira:

Quem noticia num blog publica uma notícia. Pública ou não, ele publica esta notícia em seu blog.
A Polícia policia as ruas e monitora a existência de crimes. Está com problemas? Chame a Polícia.
Numero o meu caderno começando por qual número? mas que dúvida é esta,hein?


Teve dificuldades? Se sim, acho bom começar a treinar a sílaba tônica.

Tente a regra da sílaba que soa mais forte para não se confundir quanto a acentuação.

Vamos a alguns exemplos que poderão gerar confusão.

inicio – início;
historia – história;
principio – princípio;
porem (de pôr) – porém;
numero – número;
por – pôr;
denuncia – denúncia;
se – sê (de seja);
sai - saí;
cai - caí;
Dúvida – Duvida;


Seria crucial se em um tutorial de blogs houvesse esses erros. Não se chegaria ao entendimento do que foi escrito.

Usando as Vírgulas



Se, porventura, você perceber esse texto atual, você notará que eu ponho a vírgula no lugar mais correto possível. Como, porém, saber o lugar certo onde usarei a vírgula?

Pra mim foi difícil de entender como usar a vírgula, mas consegui chegar a um entendimento bastante útil sobre o uso dela.

Algumas frases têm muitas, outras têm poucas, mas o pior é que você nem sempre sabe distinguir nenhuma das situações.

O que fazer?


Deixa-me ensinar o critério que eu uso (como na frase supracitada).
Elementos que representam Local, Tempo e Modo que fiquem no início da frase ou que vierem a separar o sujeito do verbo.
Veja um exemplo:

(Modo).

- Geralmente, a gente vai às festas.
- A gente, geralmente, vai às festas.
- E, saindo de sua casa, ele foi para o trabalho.
- E ele, saindo de sua casa, foi para o trabalho.
nesse caso, dizem não ser obrigatório colocar a vírgula no primeiro caso.

(tempo)

- Nesse período, ela estava com problemas de saúde.
- Ela, nesse período, estava com problemas de saúde.

(local)

- Naquela rua, estavam presentes muitos transeuntes.
- Naquela esquina, vi muitas pessoas.
- Nesse blog, você encontrará muitos tutoriais úteis.

Há também o caso de situações que envolvem condições. Esta, quando geralmente tem frase “invertida”, usa-se vírgula (não sei ao certo se essa regra vale para a forma normal). O “Se” ou “Caso” geralmente são os casos mais comuns para expressar condições.

Exemplo:

Se eu não fugir, ele me matará.
Amanhã, se tudo der certo, terminarei o serviço.
Se ele quiser vir à festa, tudo bem; e, se não quizer, também não ligo.
Caso ele quiser vir à festa, tudo bem; caso não queira, também não ligo.


Se um blog não tem português escrito corretamente, não se chegará ao entendimento final!



Como na vida existem coisas que aprendemos, mas nem sempre sabemos explicar, dê uma olhada em: Brasil Escola - O uso da vírgula

Veja um exemplo usando tudo.

De acordo com a denúncia, naquele dia, naquele local e naquela hora, o senhor estava armado em via pública.

O denunciado, livre para agir de modo diverso, com inequívoca vontade de matar, com uma arma de fogo, disparou contra a vítima, causando-lhe os ferimentos descritos no laudo, sendo que a mesma veio a óbito.


Há também a questão da enumeração de elementos, na qual se usa vírgulas para separá-los.
- Maria, João e José tem blogs.
- Um, dois e três blogs.

Em vocativos (maneira que você chama a pessoa) também se usa vírgula para separá-los na frase.

- Wallace, como você está?
- Meu filho, vai dormir!
- Mãe, me ajuda!
- Eu estou querendo sair com você, amor.
- Você, meu amor, é importante para mim.
- Não sabia, seu burro, que tem que fazer assim?
- Sim, senhor.

Se você não fizer isso, pode dar problema.

- João, Wallace de Souza tem um blog.
- João Wallace de Souza tem um blog.


Viu? A vírgula pode mudar o nome do dono do blog.


Nossa terceira parte tratará de: Ambiguidades, uso dos porquês e várias admoestações linguísticas.

Erros de português em blog/sites: Não seja mais um. Parte 3

Marcadores: