Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como navegar InPrivate - Navegação anônima

O modo InPrivate permitirá você navegar pela internet sem deixar rastros no navegador. Aprenda a usar o modo InPrivate em todos os navegadores e navegue anonimamente, sem deixar seus dados à vista de bisbilhoteiros.

Privacidade


Anteriormente, já havia postado aqui sobre esse assunto, onde falei sobre como evitar que seu histórico de navegação seja contemplado por bisbilhoteiros, no post Como desativar o Histórico de Navegação do Firefox, visto que esse se trata de um assunto muito relevante para nós, os usuários da internet.

Esse é um assunto bastante importante a ser tratado, pois ninguém que usa a web hoje em dica pode deixar seus dados tão expostos por aí, visto que há uma nuvem de pessoas má intencionadas querendo prejudicar as pessoas.

Talvez o maior problema dessa "quebra de privacidade" seja a exposição (ou inserção) dos seus dados em computadores de terceiros.

Mesmo assim, não digo a vocês que deixem de usar computadores alheios para fazer tais atividades, como acessar redes sociais e e-mail, mas sim utilizar de uma nova forma para proteger seus dados: O modo InPrivate, hoje presente em Firefox, Google Chrome e Internet Explorer.

O que é o InPrivate?

 

Esse é um modo que permite que você navegue na internet de maneira "anônima", pois, ao encerrar esse tipo de navegação, todas suas ações feitas nesse navegador enquanto navegava não serão salvas. Mais precisamente falando, o modo InPrivate não deixará que os seus dados fiquem expostos, por exemplo, no histórico de navegação ou no "memorizar senhas" de um navegador, estando este modo ativado.

O modo InPrivate é recomendado para aqueles que têm suas redes sociais e querem a acessar na casa de um amigo, ou na lan-house, ou em qualquer outro computador que não seja seu. Eu, por exemplo, quando vou ver alguma coisa sobre esse blog em outros PCs que não sejam meu, eu uso o modo InPrivate para não deixar rastro pra trás.

Vale ressaltar que, no modo InPrivate, você não terá suas senhas salvas de anteriormente, nem Cookies, nem histórico de navegação, nem nenhuma outra coisa que estava ativada no seu navegador antes de acionar o InPrivate (porém, nesse caso, a partir do momento em que você navegar em modo InPrivate, será criado um novo histórico de navegação e um novo cookie, até que você feche o navegador aberto nesse modo).



Navegando InPrivate

 

Para navegar InPrivate no Firefox e Internet Explorer, basta pressionar o atalho CTRL+SHIFT+P; porém, no Google Chrome, você usará o atalho CTRL+SHIFT+N.

E para acessar manualmente?

No Google Chrome - basta ir ao seguinte caminho: Ferramentas (desenho de engrenagem)>Nova Janela Anônima.
- Basta ir ao seguinte caminho: Firefox>Iniciar Navegação Privativa. Em versões antigas do Firefox: Ferramentas> Iniciar Navegação Privativa.
No Internet Explorer, você fará assim: Ferramentas> Navegação InPrivate , ou ainda Página> Navegação InPrivate.

Também devo deixar claro que você poderá usar seu navegador no modo InPrivate e no modo normal ao mesmo tempo. Tudo depende de você permitir ou não que a outra instância do programa permaneça em execução.

Dicas


- Se você é blogueiro e tem medo de acessar o painel do seu blog em outros locais, saiba que o modo InPrivate é totalmente seguro de ser utilizado em outros locais que não sejam o seu PC, já que nenhum dado seu ficará exposto pra ninguém.
- Recomendo ainda mais para quem quer acessar redes sociais ou e-mail na casa de amigos.


Observação:
Se você não encontrar o modo InPrivate nem no Internet Explorer, nem no Firefox, você deverá atualizar para versões mais. recentes desses programas. A navegação InPrivate pode não estar disponível em navegadores de versões mais antigas.

Marcadores: