Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como tornar um arquivo protegido pelo SO

Visto que no Windows só conseguimos configurar nos arquivos a propriedade somente leitura e oculto, nesse tutorial irei ensinar como tornar um arquivo protegido pelo sistema operacional.

O que é arquivo protegido pelo sistema operacional?

Geralmente, são arquivos utilizados pelo sistema e que são de essencial utilidade para o mesmo. Uma vez deletados, estes poderão fazer muita falta para o seu sistema operacional, podendo levar, possivelmente, o usuário à formatação de sua máquina.
A diferença entre o atributo oculto e protegido pelo SO é que o oculto somente não está visível, e o protegido pelo SO está "bem guardado" pelo sistema.
A notável diferença é que, se você encontrar uma pasta oculta por alguém, você pode deletá-la normalmente. Já os arquivos protegidos pelo SO, ao tentar deletá-los, exibe-se uma mensagem de alerta, mostrando que deletar aquele arquivo pode ser "mortal" para o sistema.

Como tornar um arquivo protegido pelo SO

Tendo em vista essa questão acima, não seria má ideia se protegêssemos um arquivo com esse atributo. O problema é que o Windows "não oferece"  uma opção visível para o usuário fazer isso, como se faz no caso de uma pasta oculta.
Sendo assim, vamos aos passos para tornar a pasta protegida por esse atributo.

Tornando uma pasta Protegida pelo SO

Para que possamos tornar uma pasta protegida pelo SO, temos que utilizar comandos do Prompt de Comando do Windows. Somente através dele é que conseguimos remover e adicionar esse atributo em um arquivo.
Vamos ao tutorial.

- Escolha um arquivo que você desejar para torná-lo protegido pelo SO. Observe o caminho dele, pois você deverá se lembrar dele para colocar no Prompt de Comando.
No meu caso, escolhi o arquivo de foto (foto.png) para aplicar esse atributo. Ele está na minha área de trabalho.
Você poderá saber o caminho do arquivo apertando ALT+ENTER sobre o mesmo.

Como tornar um arquivo protegido pelo SO

- Navegue até a pasta onde está o arquivo pelo CMD. Para fazer isso, você utiliza os seguintes comandos:
cd c:\caminhodapasta - para ir na pasta desejada
cd.. - volta uma pasta atrás

Como tornar um arquivo protegido pelo SO

Aperte ENTER depois de digitar o comando.

- Quando estiver na pasta, você vai digitar o seguinte comando:
attrib +s +h
Isso significa que o arquivo ficará protegido pelo SO e também oculto.

Agora, escreva o nome e a extensão do arquivo na frente do comando. Uma dica que eu dou é que, depois do comando, aperte TAB para ir aparecendo os nomes dos arquivos, até que você encontre o que você escolheu.

Ficará assim:
attrib +s +h foto.png
Que, no caso, está dentro de Desktop.

Como tornar um arquivo protegido pelo SO
Ao fazer assim, o arquivo desaparecerá.
Se você colocar o Windows para exibir as pastas ocultas, ele não mostrará os arquivos, se a opção Ocultar arquivos protegidos pelo Sistema não estiver desmarcada.

Aprenda exibir pastas ocultas e protegidas aqui.

Uma indicação de que o arquivo está protegido pelo SO é que, quando você aperta ALT+ENTER (propriedades) em cima desse arquivo, a opção abaixo oculto fica apagada.


Marcadores: