5 de jan de 2013

Como usar o Express Scribe

Nesse tutorial, vamos aprender a utilizar o software Express Scribe, da NCH Software, que é um programa para transcrição de áudio. Iremos aprender a utilizar algumas funções especiais nos áudios, para melhorias, bem como os atalhos para agilizar a transcrição.

Como usar o Express Scribe

Configurando atalhos no Express Scribe


- Clique no botão da direita ou aperte CTRL+M, depois de abrir e selecionar a janela do Express Scribe.
- Na barra de menus, vá em  Option>System Wide Hot-Keys.

Como usar o Express Scribe

- Nessa aba, o Express Scribe exibirá a lista dos seus atalhos, que são os padrões. Se isso não acontecer, você pode fazer o Express Scribe configurar automaticamente as teclas padrões clicando em Set Defaults.

Como usar o Express Scribe

- Nessa mesma janela mostrada acima, não se esqueça também de deixar marcada a opção Enable System Wide Hot-Keys.

- Você também poderá configurar as teclas de acordo com seu gosto, indo além das configurações padrões no Express Scribe. Para isso, vá em Option>System Wide Hot-Keys (como anteriormente). Em seguida, clique em add. Na janela que abrir, você clicará em Change para atribuir uma tecla, isto é, a tecla que você pressionar em seguida será o atalho; e, logo abaixo, em Command, você selecionará o tipo de comando que esse tecla vai realizar.

Express Scribe - Como configurar
Basta clicar em Change e atribuir uma tecla que você deseja usar.

Eu, por exemplo, utilizo as Teclas F6 para retroceder o áudio em 5 segundos (step back 5s) e F9 para avançar em 5 segundos (step forward 5s).

Nota: Os atalhos do Express Scribe são globais, ou seja, eles ativarão as funções do Express Scribe mesmo se você estiver com outra janela ativa.
Se você quiser trocar um atalho existente, basta clicar sobre ele, na aba Hotkeys, e clicar em Change; depois, basta clicar no outro Change e pressionar a tecla desejada.

Opções essenciais para transcrição no Express Scribe utilizando atalhos


Play - Executa o áudio;
Stop - Pausa o áudio;
Step Back 5s - Volta o áudio pulando 5 segundos.
Set Forward 5s - Avança o áudio pulando 5 segundos.
Rewind - Rebobina o áudio, como se fosse uma fita. É possível ajustar a taxa de retrocesso do áudio (veja a seguir).
Fast Forward - Avança o áudio, como se fosse uma fita. É possível ajustar a taxa de retrocesso do áudio (veja a seguir).
Volume up - Aumenta o volume do áudio.
Volume Down - Diminui o volume do áudio.


Funções especiais para melhoria de áudio no Express Scribe

No Express Scribe, é possível aplicar alguns atributos especiais ao áudio para sua melhoria.
Exemplos:

- Redução de ruídos;
- Mudança de frequência do áudio  (agudo e grave);
- Aumentar ganho e volume extra para o áudio;

Aumentar volume

- Clique em Option>Playback.
- Em Volume Auto-adjust, você poderá selecionar quatro opções para aumento de volume:

None, Weak, Medium, Strong (Normal, fraco, médio e forte)

Também é possível realizar o procedimento de aumento do áudio clicando em File>Special Audio Processes>Extra Volume Boost.

Quando mais vezes você repetir esse último procedimento, maior será o volume aumentado. Porém não exagere, para não gerar problemas no áudio.

Mudar a frequência (agudo e grave)

- Em Clarity Low Frequency, na mesma aba da opção acima (Option>Playback), você poderá selecionar:

None, High Bass 500 HZ, Low Bass 1000 HZ, Sharp 1500 HZ

Nesse caso, ao selecionar None, o áudio ficará normal. Os outros, no caso, deixarão o áudio com uma frequência mais aguda a medida que você escolhe a opção de maior HZ.

Reduzir Ruídos

Para reduzir ruídos no Express Scribe, basta ir em File>Special Audio Processes>Background Noise Reduction.
Quando mais vezes você repetir esse último procedimento, maior será a taxa de redução. Porém não exagere também, para não gerar problemas no áudio.

Como usar o Express Scribe

Flutuar sobre outras janelas

Para fazer o Express Scribe ficar sempre visível sobre todas as janelas, clique em View (Visualização) e, em seguida, marque Float Above Other Windows (Flutuar sobre outras janelas);


Conclusão

O Express Scribe é uma ótima ferramenta para quem trabalha com transcrições de áudio. Se você souber configurá-lo além do básico, terá uma poderosa ferramentas em mãos, pois ele poderá auxiliar no momento em que algum áudio vier a apresentar alguma imperfeição, já que esse software conta com algumas ferramentas para nivelamento volume, baixos e graves, e velocidade de execução.
Ainda há outras opções interessantes para auxiliar na transcrição, e eu estarei atualizando esse post para demonstrá-las aqui.

Deixe abaixo seu comentário ou sua dúvida sobre o Express Scribe, que eu respondo.
Wallace Maxters

Sobre o autor

Wallace de Souza Vizerra, Wallace Maxters , é um amante da informática e criou esse blog para ajudar as pessoas a solucionar problemas comuns do seu PC, além de compartilhar diversas curiosidades sobre esse fantástico mundo da computação.




Obrigado pelo seu comentário, é muito importante para o blog.

Regras de moderação:

- Não serão publicados comentários que contenham spam, nem os que pedem vistas a sites que não tenham a ver com o conteúdo do post.
- Não use palavras de baixo meretrício; você pode enfatizar seu comentário sem usar palavrões.
- Se você não possui uma das contas necessárias para comentar, basta usar as opções anônimo ou nome/url . E lembre-se que ser anônimo não é ser mal educado.

41 comentários :

  1. por favor, me ensina como usar este programa. tem como enviar um passo a passo por email. desde já agradeço muitoo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, bom dia!

      Trabalho com o Express Scribe a mais ou menos 1 ano, pois trabalho em uma empresa, Infra Experts, que trabalha com transcrição de áudio.
      Se você quiser, te ensino sim a utilizá-lo, pois, com o tempo de uso, adquiri bastante entendimento em relação a ele.

      Me passe o seu email, que eu te dou várias dicas.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Wallace, gostei muito desse tutorial. Gostaria que voce me enviasse um tutorial completo se tiver. Não consigo saber como diminuir a velocidade do som pra poder digitar. Pode me ajudar?
    Meu e-mail: vanessabva@gmail.com
    Aguardo seu retorno
    obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Quando você aplica o "Set Defaults", o Scribe adiciona uma tecla de atalho para você rodar o áudio em velocidade lenta.
      Essa tecla por padrão é F11.

      Nesse dias, estou sem internet. Mas, logo que possível, entro em contato por email sim!

      Obrigado pelo comentário e pela visita!
      Abraços!

      Excluir
  3. oi Wallace Blz, Meu nome é Vinicius e
    gostaria de saber se tem como nesse programa diminuir a velocidade
    do que é dito sem atrapalhar o entendimento. Se puder me ajudar agradeço
    meu email é fidelles16@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beleza pura, Vinicius!

      No Express Scribe, o padrão de teclas que já vem configurado com ele para diminuir a velocidade é F3 ou F11, dependendo da versão do Scribe instalado.

      Se não funcionar, basta configurar em Option>System Wide Hot-Keys>Set Defaults

      Espero que ajude!

      Caso tenha dúvidas, ensinarei por email!
      Estou pensando também em elaborar um vídeo no Youtube, pra ficar mais fácil de entender!
      Abraços!

      Excluir
  4. Olá! omo fica o produto final após a transcrição do programa? Ele faz correções automática (como se advinhasse as palavras) ou ele transcreve xatamente o que a pessoa disse na gravação. Preciso de um programa que transcreva exatamente como a pessoa disse (ex. se ela disse "nóis vévi filiz aqui" deve aparecer exatamente como a pessoa falou na transcrição.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a todos!


    Deixa-me esclarecer uma coisa: O EXPRESS SCRIBE NÃO é um software que interpreta o áudio e o passa para texto; antes, ele é uma ferramenta usada em serviços de transcrições (você escuta o áudio, pausa, digita, escuta, pausa, digita...).


    ResponderExcluir
  6. Oi, Wallace! Gostei muito do tutorial e quero falar com vc para te perguntar algumas coisas, estou enviando meu e-mail. Obrigada! lidiana-dsg@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Wallace!

    Eu baixei o programa porque todas as informações, descrições dele mencionavam a TRANSCRIÇÃO DE AUDIO. Observo que até tem um recurso chamado "speech-to-text" mas parece que precisa ter um perfil que não sei nem onde criar.
    Enfim, tenho uma gravação de péssima qualidade contendo uma demissão abusiva, precisava entender cada palavra para juntar o texto no processo..
    Tens alguma sugestão, quem sabe outro programa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Express Scribe já tem incluido nele algumas opções que melhoram a qualidade do áudio.
      Um programa que considero bacaninha também para trabalhar com Transcrições é o XMPLAY.

      Caso você necessite (ou algum de vocês outros comentaristas), sugiro um trabalho de transcrição profissional que é oferecido na empresa onde eu trabalho, que se chama Infra Experts

      Excluir
  8. Olá Wallace

    Baixei este programa, mas ele esta em ingles, tem como passar para protugues, pois acredito que preciso dele para transcrever audio.

    segue meu email - vaini215@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Olá Wallace

    Baixei este programa, mas ele esta em ingles, tem como passar para protugues, pois acredito que preciso dele para transcrever audio.

    sheilesouza@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Wallace!

    Gostaria de saber, se tem alguma versão em portugues e se há algum prgrama que transcreve em texto? Meu email é ninabretass@yahoo.com.br.

    Grata.

    ResponderExcluir
  11. ola Wallace td bem?

    Estou apanhando pra saber onde acompanho a transcrição.... consegui selecionar o video, em Load, ele carregou,, ou vi mais nao sei onde e como fazer para trancreve-lo ou sej onde abre a pagina para o programa digitar o texto.
    E tambem saber se ha possibilidade de do programa estar em portugues.

    grato

    Reginaldo Bispo
    email: regy289@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Wallace, vc tem o Tutorial Completo? Pode me enviar? Essas Empresas que fazem transcrição cobram caro pelo trabalho? Tô transcrevendo as aulas de um curso que faço online. Meu email é: flaviosousa77@hotmail.com. Se puder responder Valeu demais. Abraço!

    ResponderExcluir
  14. Olá Wallace, vc tem o Tutorial Completo? Pode me enviar? Essas Empresas que fazem transcrição cobram caro pelo trabalho? Tô transcrevendo as aulas de um curso que faço online. Meu email é: flaviosousa77@hotmail.com. Se puder responder Valeu demais. Abraço!

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá Wallace. Preciso de ajuda para mexer no programa, estou cheia de dúvidas. Você poderia me mandar um passo a passo completo? Meu nome é Elora, meu email: eloramarconi@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Wallace, se possível me envia o passo a passo do scribe, pois tenho os áudios gravados no PC mas não consigo utilizar as ferramentas do programa para poder fazer as transcrições. Meu nome é Kátia e trabalho com transcrições de aula, segue meu e-mail: dkatiavirginia@yahoo.com.br Obrigada desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tb gostaria de um passo a passo
      luci2735@yahoo.com.br
      grata

      Excluir
  18. Oi, Wallace

    Tem como enviar prá mim uma sugestão de software, mesmo pago, que faça a transcrição de voz em texto> Você conhece algum que lê portugues, para uso em entrevistas?

    Meu e-mail: raimann04@gmail.com

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  19. Olá, Wallace!!!
    Estou começando agora com o Express Scribe, e estou com bastante dificuldade. Fiz algumas gravações no celular (S2lite samsung) e nao consigo carregar para o express scribe.
    Como posso resolver???

    ResponderExcluir
  20. DECULPE MINHA IGNORANCIA-------PEÇO POR FAVOR ME RESPONDER UMA PERGUNTA SIMPLE:
    -------O SCRIBE COPIA EM TEXTO OQUE ESTÁ SENDO DITO NO AUDIO?????????
    MEU EMAIL ---- NELSONPIRESFILHO.PIRES@GMAIL.COM

    OBSERVAÇÃO NELSONPIRESFILHO ponto PIRES@GMAIL.COM

    ResponderExcluir
  21. Olá Wallace!

    Gostaria que me enviasse um passo a passo de como te usa o Express Scribe.

    renato@osserranos.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá, vc poderia me explicar como usa o express scribe e se existe a possibilidade de usar em português. Pois comprei a versão pro e não consigo o reconhecimento de voz em português. Obrigada

    ResponderExcluir
  23. Caros, acesse www.ExpressScribe.Com.Br que lá tem o tutorial em português e um vídeo com configuração rápida passo a passo. Disponibilizamos também um download em espanhol. Abs.

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber se tem como diminuir os ruídos, as outras vozes que sobressaem das mais importantes do áudio?
    Grata

    ResponderExcluir
  25. Depois que instalei funciona mas meu word nao transcreve pq?

    ResponderExcluir
  26. Alguem sabe se saiu versão português/Brasil

    ResponderExcluir
  27. Boa noite, não sei como fazer para abrir o word no scribe para digitar diretamente nele, aguardo por sua ajuda, grato.
    luizmacieira@gmail.com

    ResponderExcluir
  28. Depois que baixei a versão mais atual do programa não ha sincronia entre o scribe e o Word, os comandos não respondem, eu tenho que fechar um e abrir o outro e isso toma muito tempo. Sabe como configurar, por favor? Muito obrigada

    ResponderExcluir
  29. Wallace faz pouco tempo que estou usando o scribe e não sei como colocar uma URL do youtube para fazer a transcrição. Não sei expliquei direito, não sei como entrar com um áudio novo pra transcrever. Se vc puder me orientar, meu email é maluterrazul@gmail.com

    ResponderExcluir
  30. Wallace faz pouco tempo que estou usando o scribe e não sei como colocar uma URL do youtube para fazer a transcrição. Não sei expliquei direito, não sei como entrar com um áudio novo pra transcrever. Se vc puder me orientar, meu email é maluterrazul@gmail.com

    ResponderExcluir
  31. Malu Mendonça10/11/2016 4:14 PM

    Wallace faz pouco tempo que trabalho com o software express scribe e estou com dois problemas, baixei a versão gratuita e não consigo fazer a conexão automática do soft com o vídeo. Talvez na versão comprada eu consiga, mas não achei versão em Espanhol pra comprar. Você pode me dar alguma dica? Att, Malu Mendonça - meu email é maluterrazul@gmail.com

    ResponderExcluir
  32. tenho uma pergunta. Como posso converter arquivos em outro programa para o express scribe, não estou conseguindo, se puder me ajudar, agradeço imensamente. Obrigado. Sou Valter , meu email - lanavalter@yahoo.com.br, meu tel - 11-995255213.

    ResponderExcluir
  33. Oi, Wallace!
    Podes te comunicar comigo por e-mail: gutarteixeira@gmail.com
    Preciso transcrever um áudio que está no Youtube.
    Como colocá-lo no Express Scribe?
    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  34. oi Wallace, esse programa é gratis? usei por um dia e agora ele aparece uma mensagem para comprar... obrigada

    ResponderExcluir
  35. Pelo amor de tudo que é sagrado!
    Estava fazendo um trabalho com um áudio de mais duas horas, já estava terminando quando faltou energia no prédio, daí, quando fui ligar de novo, o arquivo não estava mais disponível. O Áudio não está mais aparecendo, mas a transcrição ainda está lá, porém não consigo abrir de jeito nenhum. Me Ajudem!

    ResponderExcluir