Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Teste os programas antes de instalá-los no PC

Nesse tutorial, estarei ensinado a obter um teste numa instalação do programa que você deseja instalar antes de instalá-lo no seu Windows. Isso evitará chaves inúteis do Regedit, arquivos deixados para trás, vírus, spam, barra de navegação do Babylon, trial version e outros problemas comuns ao instalar um software desconhecido.


Introdução: Por que testar é importante?

Se você leu a breve descrição no Google e entrou nesse site, é porque você já deve estar cansado de ter enchido seu computador de programas inúteis ou se frustrou ao instalar alguns aplicativos e ver que não era o que você desejava. Não obstante tudo isso, ainda por cima existe o problema de vírus, spam e barra de ferramentas no navegador, coisas que você não esperava que viesse junto com o programa.


Como realizar teste de programas?

Existe um software, chamado Virtual Box, que é capaz é capaz de instalar um Sistema Operacional (Windows xp, Windows 7, Linux) dentro dele. Vulgarmente falando, é como se fosse um computador dentro do seu computador capaz de carregar nele um sistema operacional, ou seja, você poderá abrir o Windows XP dentro do Windows 7 (como é o meu caso).

Testando aplicativos antes de instalar no Computador

O mais legal disso tudo é que o programa não afetará em nada no seu computador. Toda e qualquer alteração feita no Sistema Operacional que estiver instalado dentro do Virtual Box será apenas no Virtual Box, e não seu Sistema carregado quando você liga o PC!

Em Seu Tutorial - Configurações e utilização do Virtual Box, você poderá ter uma idéia de como proceder à instalação e à configuração desse programa.

Depois de instalar o Virtual Box, você precisará realizar os seguintes procedimentos:

- Instalar um Sistema Operacional que seja semelhante ao seu, já que a finalidade dos testes são referentes ao uso de programas em seu PC.
- Configurar a Rede do Virtual Box em Modo Bridge, para termos segurança na hora de fazer o download no nosso Sistema Operacional Virtual (também bem descrito em Seu Tutorial - Configurações e utilização do Virtual Box).
- Baixe um bom navegador dentro do Sistema Operacional do seu Virtual Box; assim, ficará bem fácil de fazer seus downloads dentro dele para executar seus testes.

- Após realizado os procedimentos acima, basta você instalar os programas no Virtual Box, ao invés de instalar no seu Windows. É importante que você instale também um bom antivírus dentro do Virtual Box, para casos de testes onde se visa evitar infecções de vírus no seu computador real.

Veja abaixo a instalação de um software no Windows XP do Virtual Box, à parte do meu Windows 7.
Testando aplicativos antes de instalar no Computador

 

Conclusão


O Virtual Box é uma ótima ferramenta para se executar testes com programas, visto que hoje em dia os vírus e outros arquivos mal intencionados estão soltos pela internet a fora.
Alguns tutoriais desse site foram montados usando o Virtual Box com o Windows XP instalado dentro dele, para executar testes, aos quais são Como Bloquear o Facebook, Como Deletar arquivos com o CMD, Desativando o Sons do Windows, tutoriais esses que utilizei configurações que talvez pudessem causar alguma dor de cabeça para outras pessoas que utilizassem o PC aqui.
Usar o Virtual Box para testes de programas ou configurações será muito útil para aquele que, como eu, é um abelhudo na área da informática!