Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como transformar uma foto em desenho a lápis

Nesse tutorial, aprenderemos a transformar suas fotos em desenhos a lápis de uma maneira bem simples, através de um tutorial muito bem explicado.


O que é Paint.Net?


Nesse tutorial de hoje, usaremos um programa chamado Paint.net, que é um editor de fotos bem simples e leve. Apesar de eu não o considerar um photoshop, mas sim um editor de imagens com alguns recursos adicionais, o Paint.net possuí algumas aplicabilidades mais úteis do que alguns photoshops em alguns casos - ou mesmo está de mais fácil acesso essas mesmas aplicabilidades citadas.

Aqui no site costumo a utilizar ele para fazer alguns tutoriais que necessitam de imagens, assim como também o meu amigo Adelson Smania o usa. Você pode isso claramente em 5 ferramentas Grátis para Apoiar seu blog.

Você pode ver então que o Paint.Net é bem mais útil do que possa parecer.

Para utilizar o Paint.Net, é necessário possuir o NetFrameWork referente à sua versão.

Transformando a foto em desenho a lápis

Depois de baixar o Paint.Net e o Net Frame Work, vamos ao nosso tutorial.

- Abra o Paint.Net;
- Escolha a foto que deseja editar nele. Você pode arrastar a imagem para a tela do Paint.Net e, se for solicitado, escolha a opção de expandir a tela. De outra maneira, você também pode escolher Arquivos>Abrir.
- Agora, vá até a barra de menus e escolha Efeitos>Artísticos>Esboço com Lápis.

Foto com efeito de desenhado a lápis

- Você poderá configurar a taxa das mesmas mudando o Intervalo e a ponta do lápis. Nessa parte, sugiro que você ponha uma tonalidade mais clara, como se um desenho feito a lápis fosse feito de maneira mais delicada.

Escolha a tonalidade mais clara para foto para passarmos ao próximo passoComo transformar suas fotos em desenho a lápis


- Agora, basta usar a opção Brilho/Contraste, diminuindo o brilho e aumentando o contraste. Essa opção está na barra de menus: Ajustes>Auto-Nivelar.

transformar foto em esboço a lápis

- Você pode fazer sua foto ficar com uma tonalidade ajustável automaticamente, utilizando a opção autonivelar, que está em Ajustes>Alto-nivelar.

Em alguns casos, sugiro também que se aplique o efeito duas vezes, pois, depedendo da foto, o efeito não fica agradável logo de primeira.

O que você achou do efeito criado pelo Paint.net? Deixe seu comentário.

Marcadores: