Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Não consigo abrir extensões .exe


Se o seu arquivo .exe, ao invés de executar o programa, está mostrando a opção abrir com, não abrindo o aplicativo, você aprenderá nesse tutorial uma maneira de solucionar esse problema.

Meu Windows não abre extensão Exe. O que eu faço?

Introdução

No Windows, cada extensão de arquivo é listada no Regedit (editor de registro) com suas devidas configurações de funcionamento, mais precisamente, a configuração para aquela determinada extensão, indicando o aplicativo que vai abrí-la.

Por exemplo, se você tem um arquivo de foto .jpg, por padrão, o responsável por abrir ele é o Visualizador de Fax/Imagem do Windows; e, assim, o mesmo vale para todas as outras extensões do Windows.

O que é extensão?
Extensão é um tipo que identifica a propriedade de uma arquivo, sendo que este abrirá em um programa específico.
Mas o que acontece no caso das extensões de arquivos executáveis?
No caso dos aplicativos (extensões .exe), o sistema operacional Windows deve configurá-los por padrão para poder "abrirem sozinhos", sem necessitar de outros aplicativos para abrí-los - até mesmo porque eles já são os aplicativos própriamente ditos.


O que faz o executável ficar sem configurações devida para "abrir sozinho"?


É bem provável que o problema tenha sido ocasionado por alguma alteração na configuração de extensão do .exe no Regedit - Editor de Registro - do Windows.
Geralmente, isso pode ocorrer por alterações indevidas nas configurações, tanto excluindo a chave HKEY_CLASSES_ROOT\.exe como mudando a configurações de extensão do .exe no painel opção de pastas do XP.
Também você pode começar a pressupor a possibilidade de algum vírus que possa ter feito isso.

Corrigindo o problema das extensões .exe para abrir normalmente


Agora que você já sabe que o problema é no Regedit na chave HKEY_CLASSES_ROOT\.EXE, vamos ao tutorial, que vai ser mexendo justamente nele.

- Primeiramente, como os aplicativos não abrirão e nós necessitaremos do bloco de notas do Windows, crie um novo documento de texto para bloco de notas (.txt). Assim fazendo, será possível acessar o bloco de notas, pois a extensão .txt não estará afetada por esse erro, mas somente a .exe. (Comprovado).

- Em seguida, clique duas vezes no documento que você criou e, em seguida, cole o seguinte código:


Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\.exe]
@="exefile"
"Content Type"="application/x-msdownload"

[HKEY_CLASSES_ROOT\.exe\PersistentHandler]
@="{098f2470-bae0-11cd-b579-08002b30bfeb}"


- Ao colar esse código, escolha no bloco de notas a opção salvar como, que está na aba arquivos.

- Quando for solicitado o nome do arquivo, salve-o digitando .reg à frente do seu nome. Exemplo: Registro.reg

- Depois que fizer isso, será criado o arquivo com un símbolo verde, igual o do regedit. Basta, agora, você dar um duplo-clique sobre ele e, ao ser solicitado para confirmar, confirme.

Resultado

Agora, teste qualquer um dos seus aplicativos que não estava funcionando para ver se tudo correu bem.
Se não deu certo, certamente, releia o tutorial e veja se você executou todos os passos corretamente.

Os resultados desse tutorial foram obtidos através do Windows XP que eu, Wallace Maxters, tenho instalado aqui no meu computador no programa virtual box - programa que emula um computador para rodar sistema operacional. Esse teste, para maior confiabilidade em te ajudar nesse tutorial, foi feito e refeito mais de três vezes e, em todas, o resultado com esses passos acima foram obtidos.


Precausões

Se o problema de não abrir extensões .exe começou depois de você ter mexido em configurações do Regedit ou nas opções de pastas do Windows, como foi retromencionado, sugiro-lhe que tome cuidado ao fazer quaisquer alterações, pois uma alteração malfeita pode fazer com que você tenha que, até mesmo, reinstalar o Windows.
Em contrapartida, se você comecou a ter esse problema "do nada", ou seja, sem alterar nada, sugiro-lhe que você faça uma verificação no seu computador a procura de vírus ou algum software malintencionado que você possa ter instalado recentemente.

Se isso te ajudou, peço-te que deixe seu comentário. Assim, você estará ajudando a divulgar essa idéia melhor!

Marcadores: