Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como modificar o intervalo de cada camada GIF no GIMP

Quem  utiliza o photoshop GIMP sabe muito bem que, na hora de criar uma Imagem GIF, ele não tem uma opção própria para editar o tempo de intervalo de exibição entre as camadas de uma imagem de animação GIF como há no photoshop PhotoScape.

Dando uma olhada nas imagens geradas com diferenças de intervalo entres as camadas quando estas são criadas no PhotoScape, pude perceber que, ao abrir essa mesma imagem no photoshop GIMP, ela vem com uma codificação na frente do nome das camadas, juntamente com o mesmo intervalo colocado no PhotoScape, que também foi passado para o GIMP.

Sabendo disso, vou mostrar qual é o código que se usa para editar o intervalo entre as camadas de uma GIF no GIMP.

- Abra a sua imagem GIF.

- Pressione CTRL+L.

- Observe, na janela aberta, o nome das camadas. Você pode nomear cada uma das camadas, isso ficará a seu gosto.

- No caso, vamos ao exemplo:
Suponhamos que você queira que você tenha uma imagem GIF de três camadas. Você quer colocar a primeira com um atraso de 1 segundo, a segunda com 0,1 segundo, e a terceira com 1 segundo novamente. Então você fará o seguinte:

Magneto1   (1000ms)
Magneto2  (100ms)
Magneto3   (1000ms)

Observação: O espaço é importante. Portanto, não deixe de colocá-lo.
É exatamente como na imagem abaixo.


camadas no GIMP


Prontinho. Feito assim, você poderá conferir se tudo deu certo.

- Vá ao menu Filtros>Animação>Reproduzir.
- Clique no botão de play. Se houver o atraso, é porque tudo deu certo.
Postei essa dica porque nem todo mundo sabe que tem como adicionar intervalos entre as camadas de uma GIF. Outrossim, é uma função importante para criação de banners e animações para sites (quando, por exemplo, você não quer usar flash, mas quer algo do mesmo nível).

É como exatamente foi feito no banner desse site (que é uma animação GIF).
Ela  possui 74 camadas com intervalos entre suas camadas de 100ms. Porém, na última foi adicionado 1000ms. Então, por isso ela dá aquela pausa na frase completa.


Nota: Você poderá colocar o valor que  você bem quiser. Se quiser atrasar o quadro em 1 segundo, basta colocar 1000ms; e, se quiser colocar 2 segundos, 2000ms. Colocando 200ms, você está adicionando uma fração, 0,2 segundos, no caso.

Marcadores: