Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Como deixar os jogos mais rápido no Windows


Há uma série de fatores que podem implicar na hora da execução de um jogo, dentre eles estão questões ligadas aos componentes do PC, ou seja, o Hardware,  e até mesmo configurações.
Tendo em vista que nem sempre temos um computador com uma boa configuração em sua montagem para rodar jogos, vou passar algumas dicas para deixar os seus games rodando com mais desempenho. Vamos então para dicas que irão otimizar o seu Windows.

Dica1: Parando Serviços Temporariamente

Há no Windows uma lista de serviços que são executados, alguns automaticamente e outros não. Esses serviços nem sempre são necessários ou às vezes são, mas não na hora da execução de um game. Sendo assim,  poderíamos parar esses serviços temporariamente enquanto jogamos e depois voltá-los quando não estamos. Sendo assim, criei um arquivo BAT com uma lista de serviços que vão ser  parados no momento em que você desejar jogar  e crie outro que serão iniciados quando você terminar de jogar.
Baixe os arquivos aqui:


Depois de baixados, você terá apenas o trabalho de clicar nesses arquivos como se fosse um executável. Sendo que, quando for iniciar o game, antes, você clicará em ‘Pára Serviços.BAT’; e, encerrando o game, em ‘Inicia Serviços.BAT’.
Não assuste quando o Windows ficar “feio”. Dentre os serviços estão o serviço de tema, que está listado para parar; mas relaxe, o outro BAT faz tudo voltar ao normal.

Dica 2: Antivírus na hora do jogo para quê?

Não há utilidade em deixar o antivírus ligando quando se está jogando, pois, obviamente, ninguém estará baixando ou navegando na internet (que é a maior fonte de vírus) enquanto está jogando. Pare então o seu antivírus até que termine de jogar.


Dica 3: Configurar o Tema do Windows

Se você colocou o Windows 7 com o “transparente” no talo e ainda seu PC não é lá um possante, você não espera que isso gaste memória, né? é claro que gasta!. Aparência nem sempre é tudo. Desative o transparente. Para dar um tapa certeiro e deixar o Windows 7 ainda mais “redondo”,  use esse tutorial aqui que fala sobre reduzir efeitos gráficos do Windows sem deixá-lo feito.

Observação: Ainda que o BAT baixado já irá fazer esse serviço, essa dica vale para não somente jogos, mas também para o desempenho do seu Windows.


Dica 4: Desfragmente o bendito do PC
Não vou nem falar muito, mais todo mundo sabe – ou deveria saber -  que, ao passar do tempo, na instalação e desinstalação, nos downloads e exclusões, o seu PC passa a ter os dados “espalhados” no disco. Isso deixa mais lento na hora de ler um arquivo (e creio eu que principalmente os grandes; tive uma experiência pessoal). Desfragmente o seu PC. Use de preferência o Auslogics Disk Defrag. Muito bom, e ainda tem a opção desfragmentar e otimizar.


Dica 5: Limpe o PC.

Não é para contratar uma faxineira, viu? É para você dar um tapa no HD e tirar arquivos inúteis do seu Sistema. Digite Win (botão Janelinha ou bandeirinha) + R. Em seguida,  na janela que aparecerá, digite ‘cleanmgr’ e aperte Enter. Agora, escolha a aba Mais opções. Na parte que faz referência a restauração de sistema, (acho que é Restauração de Sistema e Cópia de Sombra; meu Windows 7 está mal traduzido) escolha Limpar. A opção acima é sobre programas que você instalou e algumas funcionalidades do Windows. Ignore. Se você quer desinstalar programas sem deixar rastros no seu PC use o Baixe - Revo Uninstaller. Na primeira aba, selecione todos os itens e dê um OK e escolha Eliminar Arquivos, para que sejam retirados arquivos inúteis do seu sistema.


Dica 6: Feche todos os programas.

Aqui não precisa falar muita coisa.  Finalize todos os programas que você estava usando. Ainda, não deixe programas na barra de tarefas do Windows. Veja como tirar itens da inicialização do seu PC (aqueles que já aparecem sozinho no cantinho debaixo do seu Windows, perto do relógio) aqui:



Dica 7: Limpe o Registro.

Utilizando o aplicativo Ccleaner, você conseguirá uma limpeza ainda mais profunda do que usando ‘cleanmgr’ e ainda poderá limpar seu registro.
Depois iniciar esse aplicativo, você deve escolher a segunda opção Registro e clicar em analizar. Quando veres a listinha de erros no seu registro, clique em consertar erros. Se você quiser, ainda pode salvar um backup do registro na opção que aparece quando você clica em consertar erros. 
Ainda, nesse programa, há o recurso de tirar itens da inicialização também em Ferramentas/arranque ou inicialização. (depende de como o seu Windows 7 está traduzido).

em breve, estarei postando também algumas dicas para otimizar o XP.

Bom, pessoal, esperem que tenha gostado das dicas. Comentem abaixo para aumentar a idéia do blog.


Marcadores: