Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Criando imagens em formato GIF Usando o GIMP

Bom, esse é um tutorial fácil de se praticar.
Para a criação de imagens *.GIF, eu utilizo o programa Gimp 2.6, programa este que possui uma boa gama de opções para edição de imagens e é gratuito.

1) Crie um novo arquivo de imagem no Gimp. Escolha a dimensão desejada da imagem.
Gimp1

Gimp2
2) Como no exemplo o desenho será uma bolinha, faça um desenho de uma bolinha no lado esquerdo da tela.Gimp3

3) Agora você irá abrir a janela de Camadas. Para fazer isso, você pode tanto ir à opção "Janelas/ Diálogos de Encaixe/Camadas/" ou simplificar, apertando Ctrl + L.
Gimp4

4) Aberta a janela de Camadas, clique com o botão direito do mouse sobre a imagenzinha e escolha a opção "Nova Camada"(Você deve escolher "Cor de fundo", porque a sua por padrão virá em branco).
gimp5                   gimp6

5) Desenhe agora uma nova bolinha, porém será desenhada no lado direito da tela.
gimp7

Observação: Desenhar na nova camada que você criou. Se você criou a nova camada, notará que existe na "imagenzinha" uma bolinha que você desenhou. Você deverá desenhar a bolinha no lado esquerdo da nova camada, que é a "imagenzinha" que está em branco.


6) Feito isso, vá na opção da barra de menus "Fíltros/Animação/ Reproduzir/".

gimp8

gimp9
7) Antes de salvar, se preferir, pode utilizar a opção "Filtros/Animação/Otimizar para GIF". Ou então, salve direto, já que nesse tutorial se trata de uma animação simples.


8) Para salvar, vá em Arquivo/Salvar Como. Do seu lado esquerdo, você poderá navegar às pastas que você preferir. Como se trata de uma animação (Uma GIF), você deverá ir à opção abaixo ( que tem um "+") "Tipo de Arquivo (Por extensão)" e escolher "Imagem GIF". Para simplificar você também pode digitar na frente do nome que você dará a imagem: .GIF (Ponto GIF); Exemplo: "Nome da sua imagem.GIF".



Salve e escolha "Salvar como animação", senão sua GIF não será uma animação.

gimp10
10) Deixe tudo como está na próxima janela. Mas, se quiser se curioso, podes também mudar o "Atraso entre os quadros onde não for especificado:", que é "100" por padrão.


11) Teste sua GIF. Eu tenho quase certeza de que no Visualizador de imagens do Windows não vai mexer. Então, use "Abrir com..." e escolha o internet explorer.
Também tenho um tutorialzinho no Youtube:


Bom proveito, e teste com outras imagens e outras possibilidades.





"Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele." João 3: 16/17.

Marcadores: