Colaboradores do Blog

Esse blog contou com a ajuda de muitos tutoriais ensinados em sites e blogs,que foram muito úteis para que esse blog chegasse onde chegou.

Por esta razão, resolvi criar essa página para prestigiar a todos esses sites e também para que esteja ao alcance daqueles que querem aprender a fazer modificações eficientes como foram feitas nesse blog. 


Na sequência, enumerarei cada blog ou site, listando-os por categoria que foi relevante a esse site: 


Construção da página de abertura.



O texto da página inicial (boas vindas) foi feita através de uma gadget que só é exibido nela. Isso foi possível fazer através de um "hack" implantado no código do template desse blog, hack esse que tem por finalidade ocultar elementos em determinadas páginas do seu blog, sendo configurada de acordo com seu gosto.

Essa foi uma dica que aprendi em Ocultando elementos em páginas específicas no Blogger

Deixo aqui os meus sinceros agradecimentos ao Icebreaker! Sucesso!


Divulgação. 



Há uma importância de divulgar o seu blog (principalmente ou necessariamente no início dele) muito grande. E uma maneira eficiente de você fazer isso é usar os agregadores de conteúdos e links.
Para se ter uma ideia dessa importância, informo-lhes que a quantidade de visitas a seu blog influencia nos resultados das pesquisas do Google. Da mesma forma, os agregadores de links podem ser um ponto de partida para que você consiga leitores potenciais de suas páginas.
Indico aqui dois agregadores de links que tem sido extremamente úteis para esse blog.

Entre eles o Colmeia e o Tedioso. (dos dois, o Colmeia se sobressai incrivelmente em relação as visitas!)

Colmeia: O melhor dos blogsTedioso: Os melhores links

Os dois estão em destaque nessa postagem, pois eles são os que mais estão auxiliando na divulgação desse blog e, por isso, merece todos os méritos de Abelhudos da Informática!

Ferramentas de apoio.



Não poderia deixar de citar aqui as várias ferramentas que são utilizadas para o auxílio da construção diária desse blog.

Notepad++ - Esse programa é como se fosse o próprio bloco de notas do Windows, porém muito bem incrementado com recursos que permitem que você escolha em qual linguagem será interpretado o código que você nele escreve (html, javascript, xml, css e muitos outros).
Essa ferramenta passou a ser utilizada eficazmente após a leitura esclarecedora que fiz em Gerenciando Blog - 5 ferramentas grátis para apoiar seu blog.

Ferramentas do desenvolvedor - Essa ferramenta, inicialmente, foi-me descoberta quando eu lia Use o Google Chrome para Otimizar seu Blog. Depois, enquanto adquiri experiências como blogueiro - e também um fuçador do html e javascript.
Como aprendi que com essa ferramenta você pode editar o seu blog com essa ferramenta do desenvolvedor, vendo os resultados imediatamente, para depois usar o código editado no seu blog do blogger sem ter que ficar clicando em Visualizar toda hora, então resolvi fazer uma postagem especial em: Ferramentas do desenvolvedor: Editando o seu blog em tempo real.



Página de Fãs e a janela Like no blog.


Aprendi, mais uma vez, no Gerenciando Blog, a importância de você integrar o blogger ao Facebook, bem como como executar passo-a-passo os procedimentos para criar sua página de fãs nele.  Também aprendi a gerar o código do Like para implantar no blog, depois de ter criado sua página de fãs no Facebook.

Veja: Gerenciando Blog - Como integrar seu blog ao Facebook

Otimização.

Não poderia de deixar de ressaltar aqui o quanto é importante essa questão. O seu blog pode se tornar pesado tanto para o Google como para os seus visitantes!

- Para o Google, porque se você colocar um código javascript imenso, por exemplo, no seu blog e, em seguida, fazer uma postagem imensa, o Buscar Como Google da Ferramentas Webmasters indicará a sua página( ao você tentar buscá-la e ver como o Google a leu) como Conteúdo Truncado. Isso fez com que demorasse mais de uma semana para o Google indexar as novas postagens com esses problemas (creio eu) e, ainda por cima, tenho certeza que, se eu não fizesse as alterações para diminuir o "peso" dessa página, isso não teria mudado.

- Para o visitante, porque, embora você possa não ter um javascript que tenha um código extenso no seu templante, você pode ter colocado em seu blog vários elementos que serão os agentes da retardação de carregamento da sua página, ou seja, vai demorar a ser processada pelo navegador do usuário e não pelo Google ou demais buscadores. É o caso, por exemplo, de várias GIFS e excesso de Gadgets desnecessários no seu blog.

Foi lendo duas algumas postagens que eu aprendi a melhorar alguns elementos:

Em Teste a performance de seu site com o GTmetrix obtive muitas dicas que foram cruciais para que eu pudesse avaliar corretamente a performasse do meu blog

Em 5 coisas irritantes em blog - Dica para não afugentar seus visitantes aprendi mais ainda a importância de um bom carregamento de um site, já que a Samanta Sammy, em sua postagem, deixa bem claro o ponto de vista com que o seu blog será visto pelos leitores/visitantes.

Em Como Aumentar a Velocidade de Carregamento do Blog Adelson Smania nos esclarece sobre os itens que não serão úteis para o blogger e até mesmo servirão de atraso na hora do carregamento de suas páginas.

Ainda, comparando o que você pode usar com o que você não pode, você poderá também ver essa postagem que fala sobre os elementos que são realmente úteis para deixar seu blog mais acessível aos visitantes! 9 itens que não podem faltar em um blog.

Personalização dos Anúncios do Adsense.



Em algumas das minhas postagens, inseri alguns anúncios do Adsense dentro delas.
Dentre todas as dicas que eu procurei, a melhor delas, na minha opinião, foi a do Professor Marcos Lemos do Ferramentas Blog.

No tutorial Ferramentas Blog - Como colocar anúncios AdSense lado-a-lado com o texto, aprendi a inserir as propagandas do Adsense, de maneira bem agradável, juntamente com as minhas postagens.

Criação de Degradê(gradientes) em CSS



Essa dica foi muito útil para se aplicar um degradê nas pop-pus desse blog, excluindo, portanto, o uso de imagens de fundo.

http://tableless.com.br/gradientes-em-css/



Se necessário, ainda estarei postando aqui nessa página mais indicações de ótimos artigos que ajudaram a existência desse blog.

Meus sinceros agradecimentos a todos estes citados nessa página!

Wallace Maxters: "Se foi útil pra mim, também será útil para os meus leitores.".

2 comentários :

  1. Olá, Wallace!

    Bastante original a sua ideia de mostrar como os outros blogs o ajudaram! Isso realmente pode ser útil para os seus leitores.

    Fico muito feliz em saber que os artigos do Gerenciando Blog contribuíram para a construção do seu blog!

    Um abraço e sucesso para você!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário, Adelson!!!

    O Gerenciando Blog é o blog que mais tem ajudado na "evolução" desse blog, por isso fiz questão de mencionar os artigos que mais foram úteis para mim.

    Eu quis fazer essa postagem realmente para direcionar os leitores às mesmas informações que tive e que foram importantes e também para reverenciar àqueles que merecem toda essa reverência!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir