Abelhudos da informática

Um blog onde você encontrará curiosidades, dicas, tutoriais e notícias sobre informática

Executar e Instalar programas sem ser administrador

Acho que devo estar falando com algum abelhudo, que deve estar quebrando sua cabeça de tanto pensar nas possibilidades para isso: "Será que dá pra burlar o Administrador do Windows e executar (ou instalar) um programa?


Sim. Isso é possível.



O Windows 7 veio para enfatizar a segurança, porém eu sempre uso uma frase para o mundo da informática: "Nenhum sistema é tão seguro que não possa ser burlado."

Como toda boa descoberta, esta também terá suas condições.

Vejamos abaixo as dicas para que você possa executar, ou mesmo instalar, os seus aplicativo sem precisar estar logado como administrador do Windows:

Executar Sem instalar

Como estamos falando de burlar o administrador do Windows para instalação de aplicativos, obviamente a primeira lógica é: Já que não se pode instalar, vamos colar a pasta inteira com o executável dentro.
Sim, isso dá certo, pelo menos em alguns casos.

Se você já tem um programa instalado em um diretório, copiar e pôr no Windows 7, mesmo não sendo administrador, você poderá executá-lo; pois o programa não terá que registrar nada no regedit, nem acionar o InstallShield ou nem qualquer outra coisa que possa pedir autorização do Administrador.

Aplicativos Portable


Por esse motivo acima (por não precisar registar no regedit nem acionar o InstallShield) e também porque nem sempre colar a pasta inteira já instalada pode dar certo, sugiro que em qualquer aplicação que você for usar faça download da mesma em formato Portable.

Um aplicativo portable (em português, portátil) é comumente utilizado para que um usuário de um certo programa não tenha que ficar instalando o mesmo na casa de amigos, ou lan house, ou qualquer outro lugar, quando esse tiver que acessar o tal programa em outro computador.

Trata-se de um programa que poderá ser carregado dentro de um pen drive ou Cd (ou qualquer outro meio portátil de carregar arquivos) para ser executado em qualquer computador, sem ter que instalar; ou seja, dispensa a permissão do administrador!

Geralmente, todos esses aplicativos possuem aplicativo de auto extração que apenas extrairá o conteúdo da pasta, o que o Windows 7 permite normalmente que se faça. Também há casos de os mesmos terem todos seus diretórios instalados numa simples pasta Zip, bastando apenas descompactar e executar seu programa!

De posse de todas essas informações, eu indico o site que eu uso para baixar os aplicativos portáteis!

portableapps.com


Aqui encontrei diversidades de programas portables. Entre eles: Firefox 15, Maxthon, Notepad++, Gimp, Blender e muitos outros. Entre e confira!


Ao você conseguir instalar um aplicativo portable, você também automaticamente poderá executar o mesmo programa no computador que você está utilizando, bastando apenas acessar o diretório do programa que você extraiu e executar o aplicativo dele!

Deixe abaixo o seu comentário e explane sua opinião sobre a dica!

Marcadores: